Com apoio da Prefeitura, paudalhense vence Circuito Loterias Caixa de Atletismo e ganha vaga na fase nacional

Thales Kirion

Algumas pessoas acreditam que grandes perdas podem impedir um sonho. A idade, a debilidade física, a falta de recursos… São inúmeras barreiras, mas, existem exemplos de superação como o do paudalhense, Eduardo Borges, conhecido como Bira. Com apoio da Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria Executiva de Esportes e Juventude, o paratleta de 41 anos venceu cerca de 800 candidatos de mais de 600 municípios no Circuito Loterias Caixa de Atletismo 2018 – Norte e Nordeste, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de março deste ano, em Sergipe, Aracaju. Em uma das competições mais importantes do Brasil, Eduardo levou para casa duas medalhas de ouro nas modalidades de lançamento de dardos, arremesso de peso e uma de bronze em lançamento de discos.

Superando todas as expectativas, Bira atualmente é o único paraolímpico (que disputará uma vaga nas Olimpíadas de 2020 realizada em Tokyo, no Japão) da região da Mata Norte. Ele ainda é tricampeão pernambucano nas três modalidades, atual tricampeão do Norte e Nordeste e aponta como segundo lugar no ranking do Brasil, ficando atrás apenas da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Mas o paratleta ainda tem muito o que comemorar. Com o resultado, Bira está classificado para o Circuito Brasileiro de Atletismo – Fase Nacional, que será realizado em São Paulo entre os dias 27 e 30 de setembro. “As expectativas são boas. Agora é focar mais ainda pra obter um um resultado se Deus quiser”, falou.

História de Superação

Um tiro na coluna em um assalto fez com que Bira ficasse paraplégico. Debilitado, o paratleta começou a ir à reabilitação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi lá onde a história com os esportes adaptados começou. Por um convite de um amigo, Bira iniciou a prática e logo disputou competições oficiais. “No começo eu fazia só para melhorar minha qualidade de vida, pois ainda estava muito debilitado e sem ânimo. E foi aí que comecei a me desenvolver nesses esportes e foi onde surgiu um convite para disputar minha primeira competição oficial e eu fiquei muito feliz. Eu não sem sabia que iria representar minha cidade Paudalho e logo na minha primeira competição trouxe uma medalha e desde então não deixei de praticar”, comentou.

A Prefeitura do Paudalho segue no comprometimento de incentivar os munícipes acreditando que sonhar é possível. Desde então, a tristeza deu lugar ao sorriso e a sensação de superação e felicidade na vida de Bira. “Após isso, nunca mais deixei de praticar essa modalidade que para minha vida está sendo tão importante, tanto na minha qualidade de vida quanto na minha autoestima. Hoje, digo que aquilo que não fazia antes do esporte adaptado realizo sem precisar da ajuda de outra pessoa. Eu era dependente da pessoas, depois do esporte, minha vida melhorou 100% é sinto um orgulho imenso de representar minha cidade Paudalho, meu Estado e Brasil nos jogos paraolímpicos. Agradeço a Prefeitura”, disse.