A vida de uma das figuras religiosas mais influentes do Brasil vai virar filme. “Frei Damião: o Santo do Nordeste” vai para as telonas e contará o lado humano do frade italiano, radicado no país que ganhou o coração de milhares de fiéis brasileiros. Com apoio da Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, algumas cenas do longa-metragem serão gravadas na cidade.
De acordo com o produtor da obra, Manu Dias, o projeto vai mostrar o lado mais humano do religioso. “Esse filme conta toda a história do Frei Damião que está em processo de beatificação e obra só vem coroar tudo o que ele fez pelo Nordeste. A gente está querendo mostrar o lado humano dele…A gente quer mostrar às pessoas um lado da infância, um lado da família dele, já que muitas pessoas não têm acesso a isso”, comentou.
“Esse filme quer trazer o amor. Em uma hora de pregação ao ódio a gente precisa colocar mais amor nas vidas das pessoas”(Manu Dias)
As filmagens vão durar cerca de cinco semanas e contará com uma equipe de 40 profissionais. Em Paudalho, a equipe utilizará a antiga Estação de Trem. A cena vai mostrar Frei Damião com idade entre 10 e 12 anos, indo para a cidade de Luca, na Itália, e como já desde cedo ele era uma pessoa caridosa. Segundo Manu Dias, sem a parceria com a Prefeitura, o projeto não ocorreria. “É de extrema importância. Sem esse apoio a gente não conseguiria viabilizar. Essas parcerias só agregam”, explicou.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Jobson Oliveira, apoiar iniciativas culturais só reforça o comprometimento da Prefeitura com Paudalho. “Estamos felizes em poder cooperar com mais um filme (em 2017 Paudalho apoiou as filmagens do longa “Os Ovos da Raposa) porque isso mostra que nosso Município se preocupa com a cultura. Esse apoio é mais um exemplo de comprometimento”, disse. Outra produção também gravada em Paudalho foi o Filme Lisbela e o Prisioneiro (1993), do diretor Guel Arraes.
Quem é Frei Damião
O religioso, filho dos camponeses italianos Felix e Maria Giannotti, nasceu em cinco de novembro de 1898, em Bozzano na Itália. Foi um frade radicado no Brasil que se destacou como sinônimo de generosidade e humildade. Durante 66 anos peregrinou por diversas cidades do Nordeste Brasileiro levando a evangelização. Frei Damião morreu no Recife, em 31 de maio de 1997 e seu pedido de canonização foi aberto em 2013. Atualmente o processo está bastante avançando.