Com 10 quadras poliesportivas inauguradas e mais quatro em construção, Paudalho avança na área de esportes e educação

Amanda Myrtes

De torneios aos casamentos, de apresentações culturais às atividades pedagógicas, o município de Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, conta com 10 quadras poliesportivas inauguradas nos últimos sete anos, além mais quatro quadras em construção nas escolas da cidade.

Os equipamentos contam com estrutura própria para a prática de diversos esportes, como futsal, handebol, vôlei, basquete, entre outras atividades, garantindo pluralidade esportiva não só no ambiente escolar, mas em todo o município. Além disso, os espaços são utilizados para eventos culturais, cerimônias, conferências, festividades, etc, sendo mais um espaço de lazer para os munícipes.

As quadras fazem parte do projeto municipal de investimento em educação e esportes, através da infraestrutura. “O ser humano é um ser integral e merece, então, uma educação integral, que envolva mente e corpo. Enquanto desenvolvemos o cognitivo da criança na sala de aula, são em espaços como esses que exploramos o seu potencial esportivo, desenvolvendo a coordenação motora, inteligência emocional, a capacidade de criar estratégias, trabalhar em equipe, e muito mais. Esses são também espaços de lazer, onde as pessoas podem fazer um casamento, um aniversário, torneios comunitários, atividades culturais, o que beneficia a toda a comunidade”, destacou a Secretária de Educação e Esportes, Paula Marinho.

Entre as quadras já construídas no município desde 2016, Paudalho inaugurou as quadras poliesportivas das escolas municipais da Manoel da Rosa, no Alto Dois Irmãos; da Genilda Martins, no Centro; da José Bonifácio, em Chã de Conselho; da Paulo VI, em Chã de Pinheiro; da João Francisco Bezerra, na Primavera; do Sinhô Bandeira, na Usina Mussurepe; do Tancredo Neves, em Chã de Pinheiro; da Maria de Fátima, em Chã de Cruz; da Menino Jesus, em Chã Alegre; e do Colégio Municipal de Guadalajara (CMG).

Em ritmo intenso de trabalho, o município segue construindo novas quadras poliesportivas para a população nas escolas municipais Eliza Fidelis da Silva, em Rosarinho; Severino José Valentim, em Chã do Ouro; Escola 12 Salas, em Guadalajara; e Escola 12 Salas, na Vila Asa Branca – sendo as duas últimas, escolas em fase de construção no município.