A Academia de Saúde realiza nesta terça-feira (31) a Caminhada Mais Saúde: a Favor da Vida com muita aeróbica, caminhada e dança. A programação começa às seis da manhã com concentração na Academia de Saúde, no centro da cidade. O evento faz parte do encerramento do Outubro Rosa no município.
Na manhã e tarde desta segunda-feira (30) a Academia promoveu uma programação especial voltada em Guadalajara. Além do aulão com ginástica, foram disponibilizadas roda de conversa e palestras com fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). À tarde, as atividades ocorreram no centro da cidade com a presença de médico, palestras e muita atividade física contra o câncer de mama e colo de útero.
Confira no vídeo:
Câncer de mama mata mais de 17 mil pessoas
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados neste ano apontam que o número de mortes no Brasil por conta de câncer aumentou 31% desde 2000 e chegou a 223,4 mil pessoas por ano no final de 2015. Segundo os dados, o tumor de mama provoca cerca de 18 mil mortes no Brasil.
Câncer de colo de útero
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), esse é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. Ele pode ser tratado se for detectado através do exame preventivo conhecido como Papanicolau. A prevenção é oferecida por todas as unidades de Saúde do município.
Prefeitura agindo
O movimento internacional Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, quando a “Fundação Susan G. Komen For The Cure” lançou o laço cor-de-rosa, em 1991, e o distribuiu aos participantes da “Primeira Corrida Pela Cura” realizada em Nova York. Em 1997 algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi (EUA) começaram a difundir ações voltadas a prevenção do câncer de mama, surgindo daí o nome da campanha. No Brasil, em 2002, aconteceu o primeiro momento de simpatia pelo movimento, quando o “Mausoléu do Soldado Constitucionalista”, também chamado de “Obelisco do Ibirapuera”, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Mas foi em outubro de 2008 que ele ganhou forças e diversas cidades foram iluminadas. E a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação realizou diversas atividades nos postos de saúde da cidade, além de ações em diversos bairros do município mostrando que se preocupação com o bem-estar do paudalhense.