Apoteose de Abertura do Carnaval de Paudalho reúne o público com encontro de blocos líricos e Orquestra Capital do Frevo

Giovanna Lira

O Carnaval do município de Paudalho está oficialmente iniciado. Diferente de anos anteriores, a cidade deu um começo antecipado aos festejos, com a realização da Apoteose de Abertura. O evento ocorreu nesta sexta-feira (17), com Encontro de Blocos Líricos e apresentações musicais, em uma celebração da cultura e tradição da Festa de Momo.

A concentração dos Blocos Líricos se deu na Praça Joaquim Nabuco, também conhecida como Praça do Rosário, às 20h. Os Blocos paudalhenses Som de Serenata, Amantes do Luar e Magia Lírica, o Bloco Princesas e Príncipes do Serviço de Convivência da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o Bloco Eu Quero Mais de Olinda e Flabelo do Amor de Jaboatão dos Guararapes saíram desfilando pelas principais ruas do centro da cidade, até chegarem em frente ao palco do Polo Cultural, na Praça Pedro Coutinho, onde os porta-estandartes de cada grupo se reverenciaram em um gesto de respeito e de união. “Nós preparamos uma festa linda com muita atração cultural, agremiações, shows, programação infantil e muito mais. Entretanto, no início homenageamos o tradicional Carnaval. Feliz demais em dizer que aqui em Paudalho temos a maior Festa de Momo do interior de Pernambuco”, destacou o prefeito Marcelo Gouveia.

Josué Filho / PMP

Joana Maria, 77 anos, presidente do Bloco Flabelo do Amor,  estava participando pela primeira vez do encontro, e mencionou a felicidade em estar presente. “Eu gostei muito. As pessoas de Paudalho são muito simpáticas, muito calorosas, e eu fui muito bem recebida. É muito importante ter esse encontro, porque já fazem anos que a gente não tem essa felicidade de estar reunidos, nos abraçando. Foi muito bom!“, comentou.

Josué Filho / PMP

Após a chegada ao Polo Cultural, a noite ainda seguiu embalada por muito frevo e ciranda, com as apresentações de blocos e da Orquestra Capital do Frevo. As atrações trouxeram um repertório com músicas de sucesso, tradicionais do Carnaval, que fizeram o público formado por todas as idades, gêneros, cores e classes passarem a noite na folia.

A paudalhense nascida e criada no município, Elizabete, de 80 anos, não pôde deixar de comentar o quanto estava amando o evento. “Eu adoro o Carnaval, e este ano está sendo maravilhoso. O desfile está lindo, muito bonito. Eu gostei da música, das fantasias, de tudo.

Josué Filho / PMP

E este é apenas o começo do Carnaval de Paudalho. A partir de domingo iniciam as apresentações nos dois polos carnavalescos. Para conferir a programação completa, acesse o link: PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE PAUDALHO 2023