A favor das crianças e dos adolescentes, membros do COMDICA são empossados

Thales Kirion

A Prefeitura do Paudalho empossou nesta terça-feira (31) os membros do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (COMDICA), em uma solenidade na sede do poder municipal. Foram empossados: Ângela Maria Evaristo, Taciana Andrea da Silva, Ana Paula Ferreira Batisttela, Ângela Maria David, Silvia Maria de Alcântara, César Ramos de Souza, Jair Silva de Lima, José Ricardo Cavalcante, Jackson Oliveira, Joselma da Silva Lopes e Damares Elias de Queiroz.

Foto: Isak de Castro/ComunicaçãoPrefeituradoPaudalho

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Valquíria Marinho, disse que estava muito feliz com a conquista: “Não existia composição do COMDICA e foi um desafio muito grande..Nós corremos atrás… Foi um trabalho muito difícil, árduo, mas hoje nós podemos dizer que um grande passo foi dado…Eu queria deixar claro também o compromisso que essa gestão tem com o controle social. Já ficou claro em outras falas e no momento que a gente fez a entrega à população de Paudalho de um Casa dos Conselhos”, comentou.

Foto: Isak de Castro/ComunicaçãoPrefeituradoPaudalho

O que é o COMDICA?

 

É um canal de participação social dos cidadãos que tem como objetivo fazer com que suas demandas e prioridades orientem as políticas públicas de atendimento à infância e juventude no Município.

A presidente do COMDICA, Damares Elias de Queiroz, ressaltou que existe muito a fazer, mas com o trabalho em grupo o município vai continuar avançando: “Sei que é um trabalho árduo, temos muito a a fazer, mas estamos juntos, estamos de mãos dadas e temos que lutar muito pelas nossas crianças e adolescentes… Queremos juntar forças e fazer a diferença nessa cidade”, detalhou.

Foto: Isak de Castro/ComunicaçãoPrefeituradoPaudalho

Crianças em risco

De acordo com dados do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, lançado neste ano pela Fundação Abrinq, cerca de 17,3 milhões de crianças e adolescentes até 14 anos vivem em domicílios de baixa renda. Isso representa 40,2% da população nessa faixa etária. Desse total, 5,8 milhões (13,5%) vivem em situação de extrema pobreza.

Segundo a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a cada dia, em média 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a sexual e negligência são reportados ao Disque Denúncia 100. Os números dizem que a cada hora, cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no país.

A gestão segue comprometida e preocupada com o bem-estar da população juvenil. O prefeito Marcelo Gouveia falou sobre a satisfação de tirar do papel as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes: “Para mim é uma satisfação a gente tirar do papel as políticas públicas do que diz respeito às crianças e os adolescentes. Eu queria parabenizar essa nova equipe que vai estar a frente do COMDICA…E dizer que vocês contam com nosso apoio, compreensão, carinho e todo esforço possível”, finalizou.

Foto: Isak de Castro/ComunicaçãoPrefeituradoPaudalho

Leia mais:

Laboratório Municipal oferece exame preventivo de próstata