1º dia do Carnaval de Paudalho é marcado pelo Banho de Frevo Infantil, atrações culturais, desfiles e shows de Alceu Valença e Nádia Maia

Giovanna Lira

Desde 2020 sem realizar a tradicional festa de Carnaval devido a pandemia de Covid-19, o primeiro dia da volta do festejo de Paudalho foi um sucesso. Neste domingo (19) foi dado o início das apresentações nos dois polos carnavalescos da cidade, com cerca de 100 mil pessoas circulando pelo local.

No Polo Principal, localizado no Pátio de Eventos Beira-Rio, a comemoração começou às 9h, com o Banho de Frevo Infantil. Na ocasião, crianças e pais puderam se divertir ao som do cantor Tio Bruninho, que trouxe para o palco dançarinos e personagens protagonistas das músicas clássicas da infância, como Seu Rato e a Dona Aranha.

Logo em seguida, às 13h30, o show no Polo Principal ficou por conta da Orquestra Seraphins, do Clube Lenhadores do Paudalho, que embalou o Banho de Frevo Adulto. Após, o rei do Carnaval pernambucano, Alceu Valença, se apresentou com um repertório cheio de grandes músicas de sucesso, como Girassol, Anunciação e Voltei Recife. Para finalizar a noite, Nádia Maia colocou o público para pular com uma energia incomparável.

E provando que o Carnaval de Paudalho é realmente multicultural, o evento também reuniu atrações das mais diversas expressões artísticas no Polo Cultural, localizado na Praça Pedro Coutinho. A partir das 9h o espaço foi o local de desfiles de maracatus, bois-bumbá, caboclinhos, entre outros.

A partir das 19h, começaram os desfiles dos Blocos Líricos Amantes do Luar, Magia Lírica e Som de Serenata, das Escolas de samba Gigante do Samba e Escola de Samba Unidos da Primavera, e de dois dos três clubes da cidade: o Clube Lenhadores e do Clube Cruzeiro do Sul, que também desfilaram com fantasias. Para finalizar a noite, subiram ao palco a Orquestra 100% Frevo e Chicote Elétrico.

PROGRAMAÇÃO CONTINUA

Esse é apenas o começo do que serão três dias de muita animação. Na segunda-feira (20) a festa começa no Polo do Beira-Rio com o Maestro Forró e segue com Elba Ramalho e André Marreta. Encerrando as apresentações, na terça-feira (21) sobe ao palco a Orquestra 100% Frevo do Clube Estrela, Mc Troia, Os Neiffs e Priscila Senna. No Polo Cultural a segunda-feira começa com o Bloco Lírico Amantes do Luar e segue com a Escola de Samba Estação da Primavera. Em seguida desfilam os Clubes Estrela do Paudalho e Lenhadores. A noite tem os shows da Orquestra Pérola e Almir Rouche. Na noite da terça-feira a programação conta com os Blocos Líricos Som de Serenata e Magia Lírica. Logo após, tem desfile com a Escola de Samba Grêmio Recreativo Império do Belém, desfile do Clube Estrela do Paudalho e Cruzeiro do Sul e encerra com a Orquestra Caprichosos de São Miguel e Irah Caldeira.