“Um avanço na saúde”, diz coordenadora da Atenção Especializada sobre Teste da Orelhinha

A prefeitura do Paudalho continua avançando no cuidado com a saúde da população e oferece por meio da Secretaria de Saúde, o Teste da Orelhinha ou a Triagem Auditiva Neonatal. O exame é realizado em bebês e analisa precocemente os problemas na audição.

Em entrevista, a coordenadora da Atenção Especializada no município, Rívea Carla, comentou que mesmo sem um histórico do exame na cidade, o teste tem uma boa adesão. “Esse foi um grande avanço na saúde, de fato a gente amplia o cuidado e a população também tem aderido bastante”, detalhou.

O teste no sistema privado custa em média R$ 100. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 28 milhões de brasileiros têm problemas ligados à audição, o que totaliza 14% da população brasileira. Já uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 9,8 milhões de brasileiros sofrem de deficiência auditiva. Desses, 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir. Os dados só reforçam a necessidade do Teste da Orelhinha e a Prefeitura continua comprometida com a saúde do paudalhanse.

Leia mais:  Mais de 2 mil atendimentos são ofertados pela Prefeitura no projeto Cidadania em Ação

Secretaria de Obras supera obstáculos e recupera 13 postos de saúde e oito escolas

“Superou as expectativas”, diz coordenador do Laboratório Municipal sobre Teste do Pezinho

Rívea Carla esclareceu ainda que é importante a interação entre a família e o serviço público. “Eu costumo dizer que os primeiros médicos são os pais, aqueles que identificam alguma coisa estranha,não sabem nomear cientificamente, mas sabem que tem alguma coisa que não encaixa legal. Respeitando isso, os profissionais da saúde precisam acolher bem esse discurso paterno, materno e da família”, disse.

Confira a entrevista completa no vídeo aqui!

Entendendo o exame

No procedimento, é colocado um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as repostas que a orelha interna da criança produz.

Serviço

O atendimento ocorre todas as quintas-feiras, a partir das 8h, no Centro de Especialidade, que fica próximo a antiga Unidade Mista.