“Foi fácil chegar”, diz mãe sobre acessibilidade e inclusão no Desfile Cívico de 7 de Setembro

Luan Carlos, de 12 anos, é cadeirante e participou alegre do Desfile Cívico de Sete de Setembro que ocorreu nesta quinta-feira (7), no Centro de Paudalho. O brasileirinho não escondia a sua alegria ao ouvir as bandas marciais se aproximarem da concentração, que este ano ficou no Parque de Eventos Beira-Rio. Para chegar até o local das apresentações, a mãe dele, Cátia Bezerra, comentou que não encontrou problemas. De acordo com a dona de casa, o local oferece estrutura. “Foi fácil chegar aqui porque tem rampa”, disse.

A Prefeitura cumprindo a inclusão

A Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 estabelece normas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e ainda dá outras providências. E o Sete de Setembro na cidade foi um exemplo de como a atual gestão se compromete em proporcionar eventos e ações inclusivas que alcancem todos os paudalhenses sem distinção de cor, raça, orientação sexual ou debilidade física.

Foto: Isak de Castro/ComunicaçãoPrefeituradePaudalho

Cátia Bezerra ainda destaca que fica muito feliz em ver o filho participando da programação. “Eu fico feliz porque apesar dele ser um cadeirante ele é gente como nós também né?”, finalizou.

Ouça a entrevista da mãe do garoto:

A estudante Ana Carolina, da Escola Maria de Fátima, de Chã de Cruz, participou do evento com uma ação inclusiva que, através da libras, trouxe informação ao público surdo. “A gente interpretou uma parte do Hino de Paudalho em libras para homenagear os anos de história da cidade e isso é muito importante para os alunos que são deficientes; para eles se sentirem melhor”, comentou.

Sobre a ação, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, reafirmou a preocupação da prefeitura em cada vez mais proporcionar a inclusão no município. “Esse é o nosso trabalho: trabalhando pela inclusão social. A escola que acabou de passar, a Maria de Fátima, está de parabéns. Realmente é um diferencial em nosso município a gente olhar para as pessoas que necessitam. Nós estamos buscando investir cada vez mais para trazer essa parcela da população”, disse.

Veja no vídeo:

Civismo em todas as faixas etárias

Em mais de oito horas de desfile, com apresentações de 40 bandas, a Prefeitura do Paudalho mostrou que a cidade e a cidadania são para todos, independendo da idade. Um exemplo foi o grupo Renascer da Terceira Idade que abrilhantou com sua experiência o evento.

Veja no Vídeo abaixo:

Confira ainda algumas fotos do desfile:

Foto: Thales Kírion/ComunicaçãoPrefeituradePaudalho