Agentes comunitários de saúde recebem tablets para melhorar serviço prestado à população

A Prefeitura do Paudalho por meio de Secretaria de Saúde realiza, nesta quinta-feira (4), no Colégio Municipal do Paudalho (CMP), capacitação e entrega de tablets para agentes comunitários de saúde (ACS). A tecnologia vai substituir o papel e assim melhorar o processo de informação e atendimento à população. Cinco equipes também receberam a capacitação e a tecnologia nesta quarta-feira (3). Depois desses dois dias, todos os agentes de saúde do Município já vão ter recebido o equipamento.

Francisco de Assis é responsável pelos Sistemas de Informação da Secretaria de Saúde e explicou o avanço. “A principal mudança é que todo o colhimento de informação será feito de modo digital. Normalmente quando você utiliza a ficha de papel a modificação não existe. Tem que refazer tudo de novo. Com o tablet isso não acontecerá. O agente só vai precisar editar, vai ser bem mais fácil”, detalhou.

O secretário de Saúde, Orlando Jorge, comenta que a ação é uma grade avanço para Paudalho. “Nós iniciamos com oito equipes e nesta quinta-feira a gente encerra com todos os agentes tendo recebido a tecnologia. Paudalho avança e mostra que se preocupa em modernizar os serviços prestados à população. A informação vai ser mais fiel e tudo isso pensando no povo é para o povo”, disse.

Foto: Thales Kírion/PMP

Melhorias

Os tablets vão ofertar agilidade no atendimento. Antes, no papel, era necessário esperar o agente levar as informações a um digitador e esse processo demorava deixando a informação defasada. Com o tablet, os trabalhadores da saúde vão mandar as informações em tempo real.

A agente comunitária, Regina Célia, do posto do centro agradeceu. “Eu achei ótimo! Porque trabalhar com papel tinha muita dificuldade. A gente preenchia, a gente fazia a visita e ainda tinha a dificuldade de levar para a secretaria, o digitador fazer a digitação e muitas vezes as informações eram perdidas ou não chegavam no tempo para fazer a digitação. Agora com o tablet vai ser em tempo real, isso ajuda muito”, comentou.

Foto: Thales Kírion/PMP